IMG-LOGO
Início Notícia Olá amigos(as) que defendem o SUS e o controle social. Saiba mais sobre o contexto da criação do Conselho de Saúde do Piauí.

Olá amigos(as) que defendem o SUS e o controle social. Saiba mais sobre o contexto da criação do Conselho de Saúde do Piauí.

IMG

Em julho de 2019 vai acontecer a 16a Conferência Nacional de Saúde. Eu tive o prazer e a honra de participar desde a 8a em 1986, todas até a 15a. Naquele tempo poucos Conselhos existiam. O nosso CES PI (Conselho Estadual de Saúde do Piauí) só veio em 1992, mesmo assim fomos e não existia o SUS, nasceu ali, também ajudei a criar o mesmo. Veio a maioria dos Conselhos Estaduais e Municipais. Também ajudei a construir. Muitas conquistas vieram e hoje temos dinheiro público para realizarmos Conferências e todas as atividades do SUS e do Controle Social. Temos a responabilidade de construir e realizar uma boa Conferência. Em 2015 como Presidente do CES PI, juntamente com a Mesa Diretora: Teófilo, Rondinele, Elizabethe e Francilene, Pleno do CES PI, mais pessoas e apoio total da SESAPI, na pessoa do Dr. Francisco e equipe. Em nossa gestão foi a maior participação dos Municipios na 7a Conferência Estadual: participaram 192 municípios e fomos com a maior delegação estadual. 64 delegados e 12 convidados para a Nacional. Feito o desafio. Os novos governantes nas diversas esferas governos, principalmente Federal e Parlamento têm a obrigação de reverter a EC 95 que tira quase um trilhão de reais da SAÚDE nos próximos 20 anos. E nós na luta para que isso aconteça. Força nós temos. PENSE NISSO. ------------ José Teófilo Cavalcante - ex-presidente do Conselho Estadual de Saúde do Piauí, Conselheiro Municipal de Saúde e Diretor do Sintsprevs-PI.